Atividade Para Todas as Idades.
A geração atual gira em torno de brincadeiras que geralmente é sentado e não exige a movimentação, os jogos online é a grande limitação que atrapalha o desenvolvimento das crianças e adolescentes hoje em dia. E por qual motivo é tão necessário colocar o seu filho em um esporte tão cedo? Bom, neste artigo você irá saber quais benefícios, o esporte fará para o seu filho.
Além do mais, é preciso passar a cultura do cuidado corporal. Para quem ainda não sabe, a obesidade pode atingir não somente os adultos, mas, sim toda a faixa etária. E quanto menor for a faixa de obesidade, maior será o perigo no decorrer da vida do menor.
O sedentarismo é uma doença grave que pode ocasionar diabetes, hipertensão, colesterol alto e ainda pode causar uma série de entupimentos arteriais. Por isso a importância de cuidar mais da saúde e motivar a criança desde cedo a uma vida mais ativa e saudável.
Quando falamos de uma vida ativa não quer dizer somente colocar a criança em um esporte e deixá-la, às vezes é melhor levá-la para uma trilha, uma caminhada, uma nadada ao lago, o contato com a natureza faz bem à mente.
Você conhece os benefícios de ter uma vida mais ativa?
Os benefícios são inúmeros, cabe também, combinar com uma alimentação saudável e balanceada. Segue alguns dos benefícios a sua saúde:
- Crescimento da massa muscular e corporal.
- Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória.
- Fortalece a musculatura e a massa óssea.
- Aumenta a flexibilidade.
- Amplifica a coordenação motora e do equilíbrio.
- Diminui o peso.
- Controle dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia.
- Conhecer novas habilidades.
- Habilidade física.
Professor particular.
Algumas crianças sentem vergonha por estar acima do peso e isso às vezes pode se tornar um problema, deixando-as constrangidas e por isso não tem vontade de ir a uma academia e fazer atividade física. Por isso, vem crescendo o número de crianças que aderem ao Personal Trainer.
Ter um professor particular também pode ser uma boa ideia, além de proporcionar um trabalho direcionado para cada caso, a criança desenvolve uma confiança e por isso fortalece o gosto por praticar atividade física. Muitos pais ficam por muito tempo fora de casa por conta de trabalho e estudo, por isso o educador físico está cada vez mais em alta.
O importante é que nessa fase a criança ou o adolescente esteja participando de alguma atividade, seja ela individual ou coletivo. É necessário que ela participe de algum esporte, brincadeiras, jogos ou até mesmo gincana. O que ajuda é a escola, clubes, acampamentos que fazem alguma atividade para que as crianças se mexam, isso com certeza irá evitar que a criança vire um adulto obeso.
A prática de atividade física também trazem benefícios mentais também:
- Desenvolve a autoestima.
- Fortalece o comportamento social.
- Expande o ciclo de amizade.
- Uma nova maneira de se divertir.
- Aumenta a felicidade e a motivação.
As crianças e os adolescentes precisam participar de atividades físicas com a finalidade de melhorar e manter a saúde cardiovascular e musculoesquelética. Podendo ser adaptado com a “melhor idade” através da evolução do simples para o complexo durante a progressão do treinamento inicial para intermediário e avançado.
Sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária:
- 01 a 5 anos: natação, dinâmica.
- 05 a 8 anos: natação, dança e dinâmica.
- 08 a 10 anos: esporte, lutas, dança, corridas.
- 10 a 12 anos: todas as anteriores, mais corridas de intensidade leve.
- 12 anos acima: a partir dos 12 anos é indicado todas e musculação (intensidade leve).
Portanto, as atividades físicas são de suma importância para garantir o desenvolvimento para a criança e adolescentes, e seus benefícios perpétua pela vida toda. Além disso nas últimas décadas houve um aumento significativo de números de crianças com sobrepeso, elevação dos índices de colesterol, triglicérides e glicemia.
Conclusão.
Praticar atividade física proporciona várias vantagens, tanto mentais quanto sociais. Realizar atividades físicas libera endorfinas que proporcionam o bem-estar físico e mental, além de ser uma pausa relaxante durante o dia a dia.
Antes de tudo a criança deverá passar por uma avaliação médica e física antes de iniciar as atividades esportivas. Por isso, antes de começar a fazer atividade física procure a orientação médica, pois, a prática e a escolha inadequada dos exercícios podem causar danos e prejuízo para a saúde da criança ao longo prazo.
Bom, por hoje é isso, espero que este artigo tenha ajudando-te a pensar de uma maneira diferente e acrescente uma rotina ativa na vida de sua criança.Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!
Um grande abraço e até o próximo post.
Educador físico César Vecina.