Atividade Para Todas as Idades.

Atividade Para Todas as Idades.

A geração atual gira em torno de brincadeiras que geralmente é sentado e não exige a movimentação, os jogos online é a grande limitação que atrapalha o desenvolvimento das crianças e adolescentes hoje em dia. E por qual motivo é tão necessário colocar o seu filho em um esporte tão cedo? Bom, neste artigo você irá saber quais benefícios, o esporte fará para o seu filho.  

 Além do mais, é preciso passar a cultura do cuidado corporal. Para quem ainda não sabe, a obesidade pode atingir não somente os adultos, mas, sim toda a faixa etária. E quanto menor for a faixa de obesidade, maior será o perigo no decorrer da vida do menor.  

O sedentarismo é uma doença grave que pode ocasionar diabetes, hipertensão, colesterol alto e ainda pode causar uma série de entupimentos arteriais. Por isso a importância de cuidar mais da saúde e motivar a criança desde cedo a uma vida mais ativa e saudável. 

Quando falamos de uma vida ativa não quer dizer somente colocar a criança em um esporte e deixá-la, às vezes é melhor levá-la para uma trilha, uma caminhada, uma nadada ao lago, o contato com a natureza faz bem à mente.

 

Você conhece os benefícios de ter uma vida mais ativa? 

Os benefícios são inúmeros, cabe também, combinar com uma alimentação saudável e balanceada. Segue alguns dos benefícios a sua saúde:

  • Crescimento da massa muscular e corporal. 
  • Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória. 
  • Fortalece a musculatura e a massa óssea. 
  • Aumenta a flexibilidade. 
  • Amplifica a coordenação motora e do equilíbrio.  
  • Diminui o peso. 
  • Controle dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia. 
  • Conhecer novas habilidades.  
  • Habilidade física. 

 

Professor particular. 

Algumas crianças sentem vergonha por estar acima do peso e isso às vezes pode se tornar um problema, deixando-as constrangidas e por isso não tem vontade de ir a uma academia e fazer atividade física. Por isso, vem crescendo o número de crianças que aderem ao Personal Trainer. 

Ter um professor particular também pode ser uma boa ideia, além de proporcionar um trabalho direcionado para cada caso, a criança desenvolve uma confiança e por isso fortalece o gosto por praticar atividade física. Muitos pais ficam por muito tempo fora de casa por conta de trabalho e estudo, por isso o educador físico está cada vez mais em alta. 

O importante é que nessa fase a criança ou o adolescente esteja participando de alguma atividade, seja ela individual ou coletivo. É necessário que ela participe de algum esporte, brincadeiras, jogos ou até mesmo gincana. O que ajuda é a escola, clubes, acampamentos que fazem alguma atividade para que as crianças se mexam, isso com certeza irá evitar que a criança vire um adulto obeso. 

 

A prática de atividade física também trazem benefícios mentais também: 
  • Desenvolve a autoestima. 
  • Fortalece o comportamento social.  
  • Expande o ciclo de amizade. 
  • Uma nova maneira de se divertir. 
  • Aumenta a felicidade e a motivação. 

As crianças e os adolescentes precisam participar de atividades físicas com a finalidade de melhorar e manter a saúde cardiovascular e musculoesquelética. Podendo ser adaptado com a “melhor idade” através da evolução do simples para o complexo durante a progressão do treinamento inicial para intermediário e avançado.  

 

Sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária: 
  • 01 a 5 anos: natação, dinâmica. 
  • 05 a 8 anos: natação, dança e dinâmica. 
  • 08 a 10 anos: esporte, lutas, dança, corridas. 
  • 10 a 12 anos: todas as anteriores, mais corridas de intensidade leve. 
  • 12 anos acima: a partir dos 12 anos é indicado todas e musculação (intensidade leve). 

Portanto, as atividades físicas são de suma importância para garantir o desenvolvimento para a criança e adolescentes, e seus benefícios perpétua pela vida toda. Além disso nas últimas décadas houve um aumento significativo de números de crianças com sobrepeso, elevação dos índices de colesterol, triglicérides e glicemia.  

 

Conclusão. 

Praticar atividade física proporciona várias vantagens, tanto mentais quanto sociais. Realizar atividades físicas libera endorfinas que proporcionam o bem-estar físico e mental, além de ser uma pausa relaxante durante o dia a dia. 

Antes de tudo a criança deverá passar por uma avaliação médica e física antes de iniciar as atividades esportivas. Por isso, antes de começar a fazer atividade física procure a orientação médica, pois, a prática e a escolha inadequada dos exercícios podem causar danos e prejuízo para a saúde da criança ao longo prazo. 

Bom, por hoje é isso, espero que este artigo tenha ajudando-te a pensar de uma maneira diferente e acrescente uma rotina ativa na vida de sua criança.Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!        

Um grande abraço e até o próximo post.     

Educador físico César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00