Exercício é Fundamental no Tratamento de Mal de Parkinson.

Exercício é Fundamental no Tratamento de Mal de Parkinson.

Algumas pessoas podem até pensar que treinar é limitado somente para um grupo de pessoas, mas ao contrário do que eles pensam, o exercício é recomendado para todas as pessoas. E ter essa rotina de treino é fundamental para garantir um bom funcionamento do nosso organismo e até prevenir o avanço de alguma doença.

Uma dessas doenças especiais é o Mal de Parkinson dita também, como: paralisia agitante ou parkinsonismo idiopático (uma patologia neurodegenerativa crônica e progressiva do movimento).  

Ou seja, essa doença causa alguns sintomas próprios, como: 

  • Tremor de repouso; 
  • Bradicinesia; 
  • Rigidez; 
  • Instabilidade postural (ocorre no avanço da doença). 

E ao decorrer do tempo, o quadro clínico do indivíduo que foi diagnosticado com essa doença poderá agravar gradativamente. 

No nosso cérebro existe uma região localizada no tronco cerebral, chamado de substância negra, e é neste local que se encontra células nervosas, os neurônios.  

Esses neurônios têm várias funções, entre elas a produção de dopamina, um neurotransmissor que contribui mandando mensagens entre as células nervosas. Assim controla e coordena os movimentos voluntários do nosso corpo.  

A doença ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina, são destruídas gradativamente. 

Sem a dopamina, as células nervosas dessa parte do cérebro não podem mandar as mensagens corretamente e lentamente são desgastadas. Por isso com o tempo pode ocorrer de agravar o caso e isso é devido a perda da função muscular.  

Contudo, os exercícios físicos podem estimular as funções motoras e promover a atenção e a concentração do paciente além de contribuir para a diminuição de alguns sintomas dessa doença que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.  

Praticar exercícios físicos diariamente é essencial para ter uma boa saúde e qualidade de vida, e isso não é novidade para ninguém. Mas para o tratamento de Parkinson, a atividade física é um tanto mais importante e indispensável para a maioria dos pacientes. 

Alguns estudos científicos demonstram que as pessoas que possuem o diagnóstico desta doença, e realizam atividade física, conseguem realizar atividades do cotidiano por mais tempo e reduz a velocidade da progressão dos sintomas como a fraqueza nos músculos e a falta de flexibilidade. 

Antes de tudo, você deve procurar o médico especialista e verificar se existe alguma doença que impossibilita, ou seja, pede alguma atenção maior e uma intensidade reduzida. A procura por um educador físico também é de extrema importância, somente ele saberá quais exercícios são essenciais para o físico de cada paciente. 

Independentemente de qual exercício será realizado é importante manter, uma linha de atividade que favoreça o sistema cardiovascular e respiratório, aumente a flexibilidade corporal e fortaleça todos os músculos.  

Existem variados tipos de esporte que poderão ajudar a remediar os efeitos, a caminhada é super indicada, pois, não é necessário o uso de equipamentos e nem treinos para ser realizado. Andar de bicicleta é algo que faz bem para o físico e principalmente mental, já outras pessoas preferem a natação, e que também pode se encontrar na dança. 

O importante é achar algo que você goste, mantendo a regularidade. O período em que você deve praticar será estabelecido de acordo com o seu grau de dificuldade e intensidade que o seu corpo precisa. 

Tendo alguma doença especial ou não, praticar exercícios físicos ajuda a reduzir fadiga e o cansaço crônicos, aumenta o desempenho cardiovascular, deixa os músculos mais fortes e os neurônios adaptados e mais rápidos, pode ser também que ao passar dos anos a doença não seja tão agressiva.

A musculação pode ser feita sim, inclusive pelas pessoas idosas, a manutenção da massa muscular é um aspecto desejado e necessário, porém é preciso tomar alguns cuidados. Não aumente o peso, pois, isso pode acentuar um dos sintomas mais comum, a rigidez muscular.  

Esse tipo de atividade ajuda a manter uma postura correta e o bom equilíbrio, vale lembrar que antes de começar a treinar consulte o seu médico, para que ele passe recomendações essenciais para você garantir a sua saúde.  

Bom, por hoje é só, espero que eu tenha respondido alguma das suas dúvidas, o Mal de Parkinson é uma doença que poderá ter os sintomas retardados, com o auxílio de atividades físicas. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre musculação e deseja entrar em uma vida saudável, não hesite em procurar um de nossos profissionais.    

Em nosso blog você também encontra diversos posts relacionado a saúde, bem-estar e dicas para praticar determinados exercícios, confira todos eles!      

Um grande abraço e até o próximo post.   

Educador físico César Vecina. 

Image
Endereço
Contato

WhatsApp/Telefone
(11)98742 - 0756

Horário de funcionamento

08:00 ás 20:00